A Patrulha Pacto pela Vida intensificou as rondas neste final de semana e monitorou vários estabelecimentos comerciais, inclusive festas clandestinas. Mais de 90 estabelecimentos foram fiscalizados, seis interditados e dois multados em três dias de operação (quinta-feira (4/3) a sábado (6/3).
A Prefeitura de Contagem esclarece e reitera que festas e eventos particulares estão proibidos na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), a emissão de alvarás para a realização de eventos está suspensa desde 2020. Portanto, qualquer informação divulgada que diga o contrário é inverídica.
Neste domingo, a fiscalização continuará seu trabalho. Denúncias podem ser feitas por meio da Central de Operações da Guarda Civil: 153. O objetivo da patrulha é orientar e, quando necessário, desmobilizar aglomerações, agindo com rigor com aqueles que violam as normas estabelecidas pelo decreto 004/21 e os protocolos sanitários de combate à covid-19, como distanciamento social, uso de máscara facial e álcool em gel.Dessa forma, autoridades municipais podem impedir ou suspender o funcionamento de qualquer atividade que descumpra as regras. Ontem (6/3), sábado, a patrulha encerrou e interditou um evento que ocorria de forma clandestina, onde havia mais de 600 pessoas. No local, guardas civis de Contagem, polícia militar e fiscais de Postura, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária flagraram total desrespeito às medidas de segurança para evitar a covid-19.
O proprietário apresentou um alvará de funcionamento que o permitia funcionar como restaurante e/ou bar. Entretanto, em virtude da aglomeração e da configuração de evento, o local foi interditado.
Repórter Carol Cunha Foto Divulgação